Missão
A missão do Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim é receber, apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas idosas e comunidade envolvente, de forma integral e personalizada.
Esta instituição foi criada para prestar apoio à população idosa e infantil, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida destes grupos através de um conjunto de serviços prestados com excelência e qualidade. Deste modo, a sua missão principal consiste na promoção da população através do apoio a crianças, jovens, idosos e suas famílias, bem como a integração social e comunitária, a proteção da saúde, educação e formação profissional dos cidadãos.
Assim, faz parte da nossa missão atender e acolher indivíduos, cuja problemática biopsicossocial não seja passível de outra resposta, garantindo serviços de carácter temporário ou permanente, adequados à satisfação das necessidades dos nossos clientes, funcionando como estrutura de apoio coletivo que proporcione, para além dos cuidados básicos de saúde, higiene e conforto, todas as condições facilitadoras de integração e do bem-estar global.
“A nossa missão constitui a fonte de motivação para o empenho, luta, persistência e esforço diário de todos os colaboradores da Instituição”.
Valores
As sociedades modernas, com as suas características de elevada capacidade de mudança e de inovação exigem das instituições uma intervenção ativa, atenta e responsável capaz de promover a boa integração dos indivíduos, elevando o nível de bem-estar físico, mental e social, e contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida.
É neste espaço de responsabilidade individual e coletiva que os valores e princípios éticos assumem especial relevância e significado, seja pela acentuação de uma dinâmica interna de funcionamento referenciada ao interesse público, seja pelo reforço da credibilidade junto dos nossos clientes, seja ainda pela afirmação da nossa missão.
Assim, podemos referenciar os seguintes valores:
- Solidariedade – Acolher com carácter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.
- Respeito/Ética – Respeitar a condição e características de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram.
- Confiança – Criar um ambiente de confiança mútua, entre a instituição e os que a apoiam, inspirando-nos na generosidade, partilha e respeito pelas especificidades de cada um.
- Valor da Igualdade – Tratar e respeitar de forma idêntica todos os clientes, não podendo beneficiar ou prejudicar qualquer cliente em função da sua ascendência, sexo, raça, língua, convicções políticas, ideológicas, religiosas, situação económica ou condição social.
- Competência e Responsabilidade – Agir de forma responsável e competente, dedicada e crítica, empenhando-se na valorização profissional.
- Boa disposição – Proporcionar momentos de bom humor e boa disposição.
- Singularidade – Reconhecer a singularidade, sendo cada indivíduo, cada raça e cada religião únicos e ricos na sua singularidade, os quais fazem da humanidade rica em variedade e em conhecimentos.
- Cooperação – Possuir uma relação baseada na colaboração entre os nossos colaboradores, comunidade e outras instituições no sentido de proporcionar interajuda e alcançar objetivos comuns.
- Inovação/Criatividade – Face à emergência de novas problemáticas e às mutações sociais que ocorrem a um ritmo acelerado, torna-se imprescindível uma maior flexibilidade face à mudança de atitudes e de hábitos de trabalho e a aquisição de novos saberes.